quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Índios Maxacali

¤ A origem do termo "maxakali" é desconhecida. Não surgiu do próprio povo, pois nem consegue pronunciá-lo com facilidade. Segundo Nimuendajú, o termo que usavam para designar a si próprios era "Monacó bm". É bem possível que ele estivesse se referindo ao termo para "antepassado" mõnãyxop. O termo usado para auto-designação é tikmũ'ũn que é também um coletivo - "nós".
¤ Os Maxacalis estão localizados no nordeste do estado brasileiro de Minas Gerais, no Vale do Mucuri, em três porções de terras descontínuas localizadas em quatro municípios, Santa Helena de Minas, Bertópolis, Ladainha e Teófilo Otoni.

Formada pelos últimos descendentes nômades;
Tribo que ainda mantém a língua de origem;
Formada pelos últimos descendentes nômades;
População de 1.683 índios, (FUNASA, 2010);
A tribo possui um tabu de não falar dos mortos.

¨ As primeiras notícias datam do século XVI;
¨ A partir do fim do século XVIII, com a interiorização do processo de conquista foram pressionados pelo avanço da sociedade dominante;
¨ Os deslocamentos das tribos indígenas passaram a ser constantes;
¨ Devido aos constantes conflitos entre índios e moradores nacionais, em 1920 o governo de Minas Gerais cedeu 2.000 hectares de terras sob seu domínio, para a instalação de Postos Indígenas no rio Umburanas.
 ¨ A insatisfação dos índios e os conflitos com os fazendeiros fizeram com que se reiniciassem, em 1951, as negociações entre o SPI e o governo mineiro para a criação e demarcação do PI Pradinho. A decisão final só foi tomada em 1956 quando ocorreu o assassinato do líder indígena Antônio Cascorado. Porém, a demarcação criou um fato inusitado: os dois Postos ficaram isolados por um corredor de fazendas, inviabilizando o contato e os deslocamentos dos índios entre as duas áreas e agravando os conflitos com os fazendeiros.
XVIII - Escravidão
Os fazendeiros são tidos como invasores e como aqueles que acabaram com a sua fauna e flora transformando-as em pastagens.
Fornecimento de bebidas alcoólicas aos índios.
Venda ilegal das terras por funcionários.
¨Contaminação de suas águas;
¨Dependem do bolsa família e cesta básica do governo federal;
¨Alcoolismo, degradação humana e marginalização econômica.
        
No passado: 
¨Caça
¨Coleta
¨Agricultura incipiente
Atualmente:
¨Plantio de pequenas roças
¨Criação de pequenos animais
¨Agricultura incipiente

4 comentários:

  1. Cade o mito de origem dos maxacalis?

    ResponderExcluir
  2. Cade o mito de origem dos maxacalis?

    ResponderExcluir
  3. Tenho um Guru que lutou muito pelos Índios. Darcy Ribeiro, quando vejo o sofrimento dos Maxacali, eu sofro também. Não adianta criticas, deve mostrar um caminho. E o caminho é EDUCAÇÃO de qualidade para os índios mais novos. Os mais velhos não adianta, é uma raça viciada. EDUQUE A CRIANÇA DE HOJE QUE AMANHÃ TEREMOS UM HOMEM DIGNO DE FELICIDADE.

    ResponderExcluir
  4. Olá a todos onde esta a criança que os indios entregaram a funai para adoção pq é branca?
    Ivonet.cost1968@gmail.com

    ResponderExcluir